segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Homenagem a Gregório de Matos encerra ciclo 2013 do Sarau de Poesia da Câmara

Segundo o vereador Odiosvaldo Vigas, coordenador do Centro Cultural, o projeto deverá ser retomado em 2014

O ciclo 2013 do projeto Oficinas Literárias e Sarau de Poesia foi encerrado em grande estilo, no Centro Cultural da Câmara, na noite de segunda-feira (9). A nona edição do projeto teve como tema a obra do poeta baiano Gregório de Matos, o ‘Boca do Inferno’, e encerrou a homenagem pelo centenário do nascimento de Vinícius de Moraes.


Coordenador do Centro Cultural da Câmara, o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) ficou satisfeito com o projeto de 2013 e já estuda a retomada do sarau entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2014.
“Todos os poetas que se apresentaram estão de parabéns, pois participaram de forma voluntária e mostraram seus trabalhos e representaram artistas importantes da cultura brasileira, como o grande homenageado Vinícius de Moraes e o inesquecível Gregório de Matos. A Câmara mais uma vez abriu suas portas para mostrar nossa cultura ao povo de Salvador”, destacou o vereador Odiosvaldo.
Ele informou que encaminhará à prefeitura um ofício solicitando o traslado dos restos mortais de Gregório de Matos, que estão em Recife/PE, para a capital baiana.
O evento contou com a participação dos poetas Ivan de Almeida, Rafael Pulga, Nainara Tavares, Thiago Ribeiro, Wagner Américo, Clara Maciel, Zezinho Nascimento e Thiago Oliveira. Todos recitaram Gregório de Matos.

Sensibilidade

O representante do Conselho de Cultura do Estado, Jorge Baptista Carraro, destacou a importância do projeto da Câmara e a qualidade das apresentações. “Acompanhei esse sarau desde o início e hoje, no fim das atividades de 2013, posso dizer que estou muito satisfeito com o que vi aqui. O sarau de poesia da Câmara de Salvador é o primeiro oficial da Bahia. A Câmara e o vereador Odiosvaldo Vigas tiveram a sensibilidade necessária para fazer um trabalho desta magnitude”, disse.
O conselheiro cultural também parabenizou o poeta Edgar Velame, coordenador do projeto. “Edgar fez um trabalho com muita competência e o resultado foi um sarau com a qualidade que pudemos ver aqui em todas estas noites. Clamo à população de Salvador e da Bahia que prestigiem eventos como este, pois nossa cultura é rica. Clamo aos poderes públicos que, assim como a Câmara, incentivem eventos para manifestar nossa cultura popular, que é muito rica”.

Agradecimento

O poeta Edgar Velame falou da alegria de coordenar o projeto oficina de sarau da Câmara. “Meu muito obrigado ao vereador Odiosvaldo Vigas que confiou a mim a coordenação de um projeto como este, que é uma experiência ímpar para minha vida profissional e pessoal também. Só tenho a agradecer e a pedir ao vereador e à Câmara que não deixem esse projeto parar. Viva a poesia, viva a cultura da Bahia”.
O sarau de poesia da Câmara começou a ser realizado em agosto deste ano em duas apresentações mensais (sempre segunda-feira) e homenageou diversos artistas e personalidades com luta reconhecida no campo social, como o fim do racismo e igualdade.
Foram homenageados Cecília Meirelles, Abdias do Nascimento, Damário da Cruz, Bule Bule e Antônio Vieira. Em todas as apresentações houve recital de poesias e em várias oportunidades apresentações de samba de roda e de capoeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo ou Não Concordo?