domingo, 26 de agosto de 2012


Capoeira ganha visibilidade na Câmara

Vereador Odiosvaldo Vigas propõe sessão especial e destaca eventos internacionais

O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) e os mestres Geni (presidente da Federação de Capoeira da Bahia - Fecaba) e Tonho Matéria proferiram palestras no Festival Internacional de Capoeira. O evento correu no Centro de Cultura da Câmara, na noite de 17 de agosto. Também participaram da atividade promovida pela Fecaba os mestres Coentro, Evandro, Neike e Giva, a socióloga Tâmara Azevedo e o advogado Antônio Carlos Santos.
Na próxima sexta-feira (24), às 18h, numa iniciativa do vereador Odiosvaldo Vigas, a Câmara Municipal de Salvador destacará a 8ª Jornada Internacional de Capoeira Zambiacongo. A atividade programada para o Plenário Cosme de Farias integra o Festival Internacional de Capoeira.
“A capoeira é parte de nossa identidade. Neste sentido, nos debates que estão ocorrendo em Salvador, estamos lutando para que a capoeira ganhe mais espaço e esteja presente em três importantes eventos que vão acontecer no Brasil: a Copa das Confederações da Fifa, em 2013; a Copa do Mundo de Futebol, em 2014; e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016”, destaca o vereador Odiosvaldo Vigas.
No entendimento de Odiosvaldo Vigas, “os debates no Legislativo Municipal versam sobre a necessidade de assegurar vez e voz às entidades que trabalham com a capoeira, fortalecendo-a dentro de uma política pública municipal”. 
Para o vereador, o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil defendeu “com sabedoria” a importância da capoeira no Brasil, destacando-a como “identidade cultural de uma história escrita pelo corpo, pelo ritmo e pela expressão de liberdade”.
No bojo das matérias municipais que valorizam a capoeira, o vereador salienta o Projeto Renasce Capoeira, que propõe incrementar o tema na rede de ensino fundamental. “Estou há muito tempo nesta luta”, frisa Odiosvaldo. “Além da visibilidade em todos os espaços desportivos e culturais, defendo o apoio dos governos para os grupos de capoeira que atuam na periferia da cidade”, reforça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo ou Não Concordo?