terça-feira, 21 de agosto de 2012


CAMPANHA MOTIVA O CONTROLE DO COLESTEROL

Para combater  os altos índices de mortes por infartos e derrames, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Brasil Colesterol na Meta”, visando esclarecer a população sobre a importância de manter o nível de colesterol abaixo de 200 miligramas por decilitro de sangue. A iniciativa tem apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
No País, cerca de 40% dos habitantes têm colesterol alto e, aproximadamente, 17 milhões de pessoas morrem no mundo por conta das doenças do coração, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Classificado como um álcool, embora seja conhecido como uma gordura, o colesterol é insolúvel na água e mantém a mesma propriedade no sangue. Seu transporte pelo aparelho circulatório se dá acoplado a moléculas de lipoproteínas, conhecidas como LDL (mau colesterol) ou HDL (bom colesterol). Este último é considerado bom porque absorve os  cristais do colesterol que são depositados nas paredes arteriais.

Estatística

A dislipidemia (excesso de colesterol) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares que são responsáveis por 31,3% das mortes de adultos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.
O acompanhamento de controle das taxas também pode ser realizado por endocrinologista. “O importante é que a sociedade perceba os riscos da dieta rica em gorduras, glicídios e em carboidratos. São dietas com valor calórico muito alto, o que aumenta o teor dessas gorduras no sangue. São as gorduras saturadas, que com o tempo vão lesando os vasos, as  artérias e ampliando o risco de doenças cardiovasculares”, disse a médica Ana Cristina Belsito, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
A hipertensão, o diabetes, além do componente genético, são principais fatores de risco da doença. “O distúrbio metabólico geralmente aparece depois dos 50 anos de idade, mas em pacientes com história familiar, muitas vezes o começo da dislipidemia é identificado na infância”, afirma a especialista.

Infarto ou AVC

O colesterol elevado leva à aterosclerose (obstrução das artérias por acúmulo de gordura), pode provocar um infarto ou acidente vascular cerebral. Para orientar e alertar a população, a Sociedade Brasileira de Cardiologia preparou uma cartilha com as dicas de prevenção da dislipidemia, como parte da campanha “Brasil Colesterol na Meta”. O material está disponível para download no site HTTP://prevencao.cardiol.br/campanhas/pdf/gibi_colesterol2012.pdf

Níveis

Além da média aceitável para a  maioria das pessoas, os níveis desejáveis na população é diferenciado para diabéticos e portadores de entupimento de artéria do coração. Na classificação geral, é recomendável menos que 200mg/dL para o colesterol total; menor que 100mg/dL para o LDL; maior que 40mg/dL para o HDL em homens e menor que 50mg/dL em mulheres. Já os diabéticos e portadores de entupimento de artéria do coração devem ter LDL menor que 100mg/d e menor que 70mg/d, respectivamente.
Para auxiliar no controle das taxas do colesterol, algumas posturas são fundamentais como substituir o leite e seus derivados integrais por produtos desnatados, evitar o consumo de carnes gordas e embutidos, manter alimentos que não contém gordura saturada e/ou hidrogenada na dieta, praticar exercícios regularmente, manter o peso recomendável para a idade e altura, controlar fatores de risco como pressão alta, além de fazer exames periódicos com acompanhamento de um médico.

Fonte: Jornal A Tarde do dia 19 de agosto de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo ou Não Concordo?