terça-feira, 19 de junho de 2012


Título de Cidadã de Salvador para Graça Ramos

“Salvador me deu oportunidades para continuar a obra divina, ajudando a colorir o planeta, enchendo de vida outras vidas”, destacou a professora doutora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e artista plástica Maria das Graças Moreira Ramos, ao receber da Câmara Municipal o Título de Cidadã de Salvador. A honraria foi outorgada na noite de quinta-feira (14), no Centro de Cultura, em sessão solene requerida e dirigida pelo vereador Odiosvaldo Vigas (PDT).

Apreciador e incentivador das artes, da capoeira e da cultura como um todo, além defender uma saúde pública de qualidade, o vereador Odiosvaldo Vigas, autor do projeto de resolução que possibilitou a homenagem, considerou o trabalho artístico de Graça Ramos “uma extensão visual, rica em cores e sentimentos, que mostra o imenso amor que a artista nutre por Salvador”.

O artista plástico João Marcelo Ribeiro, ex-aluno de Graça Ramos, sugeriu ao vereador Odiosvaldo Vigas a outorga do título de cidadã soteropolitana. “Não pensei duas vezes e o projeto de resolução foi elaborado e aprovado por todos os vereadores. Nossa cidade ganha uma filha que projeta Salvador no mundo”, destacou Odiosvaldo Vigas.

Feira de Santana

“Este título, com certeza, é um dos mais honrosos e dignificantes de minha vida”, confessou Graça Ramos, natural de Feira de Santana, cidade onde tudo começou, com a mesa da copa de casa, na Kalilândia, servindo de primeiro atelier.

Em Salvador, “em época de tremenda efervescência política”, a homenageada estudou no Colégio Estadual da Bahia (Central), morou em pensionatos e na Residência Universitária, cursou Belas Artes, na Ufba, escola onde fincou raízes, sendo hoje professora titular com cinco pós-graduações.

Falaram sobre a trajetória de Graça Ramos, destacando o seu comprometimento com as artes e os alunos, o artista plástico João Marcelo, o ex-vereador e ex-deputado Javier Alfaya, o diretor da Escola de Belas Artes, professor Roleano Amâncio, e o presidente da Academia de Letras e Arte da Bahia, Benjamin Baptista. Todos os oradores fizeram parte da mesa de trabalho.

O Título de Cidadã de Salvador foi entregue pelos filhos Genaro e Olalla, tendo ainda as presenças do irmão Arnóbio e da amiga Nilde Bastos.

A dimensão artística de Graça Ramos pôde ser conferida numa mostra, com várias fases da carreira, em exposição no foyer do Centro de Cultura da Câmara. O trabalho com caixa de luz aponta para a inquietude artística desta nova soteropolitana legitimada pela Câmara, uma professora-artista que continua sendo alimentada por sonhos e utopias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo ou Não Concordo?