Indicação de Odiosvaldo concede medalha ao médico Adelmir Machado
A asma tem matado cerca de três mil pessoas todos os anos no Brasil. No mundo, 300 milhões de pessoas sofrem com a doença que atinge 20 milhões de brasileiros. Os números foram apresentados pelo pneumologista Adelmir de Souza Machado na sessão solene realizada pela Câmara Municipal do Salvador para lhe conferir a Medalha Thomé de Souza. A homenagem foi proposta pelo vereador Odiosvaldo Vigas (PDT). A entrega da insígnia ocorreu no final da tarde de terça-feira, dia 12, no Centro de Cultura da Casa do Povo.
Na condição de médico, o vereador Odiosvaldo destacou a qualidade profissional de Adelmir, sobretudo na condução o Programa de Controle da Asma e da Rinite na Bahia (ProAR). “O médico Adelmir dedica-se à ciência médica, às pessoas humildes e aos pacientes como um todo. A medalha é uma justa homenagem”, disse o vereador parlamentar.
“Respirar é uma grande bênção”, afirmou Adelmir Machado. O médico lamentou o resultado de uma pesquisa na Universidade Federal da Bahia (Ufba) que coloca a asma como “uma das moléstias mais cruéis da área médica”. Como forma de combater a enfermidade, destacou o trabalho de excelência do ProAR, que completa dez anos de existência em 2012. Também pediu mais atenção e investimentos em saúde pública.
Adelmir reconhece atuação de Odiosvaldo
Retribuindo a iniciativa do vereador Odiosvaldo Vigas, o homenageado chamou o vereador de “padrinho do ProAr” e afirmou que ele está em suas “orações”.
Componente da mesa solene, o presidente da Associação dos Asmáticos da Bahia, Roque Freitas, se referiu a Adelmir como “humanista”, por conta dos atendimentos gratuitos. O colega Álvaro Cruz, coordenador do Núcleo de Excelência em Asma da Ufba, considerou o homenageado “um irmão” que não teve. O médico João Machado, pai de Adelmir, lembrou passagens pitorescas da vida em família e destacou que o filho tem como pilares “a arte, a ciência, o saber e a ética”.
A Medalha Thomé de Souza e o certificado de condecoração foram entregues pela esposa Dione Machado, pelos filhos Adelmir e Paulo e pela mãe Zulai Machado. Completaram a mesa de trabalho os médicos Argemiro D’Oliveira Júnior e Almério Machado. O coral da Câmara fez apresentação especial na abertura da solenidade.
Evento marca passagem do Dia Nacional de Combate à Asma
Antes da homenagem ao médico Adelmir Machado, o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) promoveu evento no Centro de Cultura da Câmara. O auditório ficou lotado de profissionais da área e pacientes, que comemoraram os resultados positivos do programa.
Desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Universidade Federal da Bahia, o ProAr oferece atendimento gratuito pelo SUS para pacientes com asma grave. O serviço funciona no Centro de Saúde Carlos Gomes, com postos em vários hospitais de Salvador (o programa já foi implantado, também, em Feira de Santana).
Economia
Segundo Adelmir Machado, 27% dos baianos têm asma. Da média de 3000 mortes por ano no Brasil em decorrência da doença, 500 ocorrem no estado. Com a implantação do ProAr, baseado na prevenção, educação e distribuição gratuita de medicamentos, já foi sentida uma redução de 83% nas internações dos pacientes cadastrados, representando uma economia próxima a R$6 milhões.
O apoio do vereador Odiosvaldo Vigas ao programa, segundo o coordenador, é decisivo para os resultados alcançados.
Vigas classificou a atividade como educativa, com a intenção de sensibilizar o poder público a ser parceiro de forma mais efetiva do ProAr. Ele é autor de projeto de lei, que tramita na Câmara desde 2005, tornando obrigatória a educação continuada para os profissionais de saúde. “Isso é importante porque amplia a rede de atendimento”, justificou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordo ou Não Concordo?