Na sétima edição da Caminha da Cidade – evento que celebra o aniversário de Salvador, no sábado (31), o idealizador da homenagem, vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), voltou a chamar atenção para a “necessidade” de instituir feriado municipal no dia 29 de março. “As outras capitais, como São Paulo e Porto Alegre, por exemplo, já o fizeram há muito tempo. Salvador foi a primeira capital do Brasil, aqui está o berço do nosso descobrimento. O aniversário de nossa cidade tem feriado com diversas manifestações culturais o dia inteiro”, sugeriu o vereador.
Ele ressaltou que já apresentou proposta para instituir o feriado no calendário municipal na Câmara, mas não teve sucesso.
Como já é tradição, Odiosvaldo puxou a caminhada do Porto da Barra à Praça Municipal, subindo a Ladeira da Barra, passando pela Igreja da Graça, Corredor da Vitória, Campo Grande e Avenida Sete de Setembro. As homenagens encerram no Centro de Cultura da Câmara com um café da manhã ao som de músicas que cultuam as riquezas aturais da capital baiana.
“Nosso objetivo é levar as pessoas a fazerem uma reflexão sobre nossa cidade, principalmente sobre nossa história. Temos que aproveitar também para mostrar que Salvador é uma cidade de muita desigualdade, na caminha podemos perceber isso quando passamos por áreas nobres e depois vimos mendigos nas calçadas. Temos muitos desafios e em por isso que clamo os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além dos diversos segmentos da sociedade civil, para um pacto por amor a Salvador.
Temos que nos unir para recuperar o brilho e a magia de Salvador, a autoestima de nosso povo”, clamou Odiosvaldo Vigas. “Salvador é um grande patrimônio histórico e cultural do Brasil, nossa culinária é excepcional, nossa cultura é de riqueza e diversidade incomparáveis”, completou o parlamentar.
Contudo, Odiosvaldo Vigas chamou atenção para a necessidade de incentivo para fortalecer a caminhada, que neste ano contou com pouco mais de cem pessoas. “Deve ter sido também por causa da chuva, mas temos que nos unir e fazer desta caminhada um grande evento, com presença maciça da população, inclusive com um trio elétrico tocando os sucessos de nossos eternos cantores. Somos a cidade que faz o maior carnaval do planeta”, aclamou, entusiasmado, o vereador pedetista.
Para o coordenador do Centro de Cultura da Câmara, Marcos Antônio, a caminhada é positiva, mas ele reclama da pouca participação popular. “Esse espírito de alegria deveria ser despertado em mais cidadãos. Sinceramente, acho que a participação popular ainda é tímida, mas a caminhada é fundamental para o exercício da Cidadania. A iniciativa do vereador Odiosvaldo é muito boa”, parabenizou Marcos Antônio.
O presidente da Associação Brasileira de Asmáticos (Abra), Roque Freitas, também prestigiou a manifestação. “É uma iniciativa muito válida do vereador Odiosvaldo Vigas. Temos que conscientizar os soteropolitanos de que ainda existe muita coisa positiva em nossa cidade”.
“A cidade está realmente muito maltratada, mas é preciso mostrar às pessoas que ainda temos muita beleza”, disse a presidente do Fórum dos Pontos de Cultura da Bahia, Cristina Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordo ou Não Concordo?