segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Bursite é mais frequente nas grandes articulações, como ombros e joelhos



Bursite é a inflamação da bursa, uma espécie de bolsa com líquido sinovial existente em várias partes do corpo, principalmente próximo das grandes articulações, como ombros, joelhos, cotovelos, quadris e tornozelos. A função da bursa é evitar que os ossos tenham atrito com os tendões e os desgastem. Também ajuda no deslizamento do conjunto ossos/ligamentos/tendões, além de proteger as pontas dos ossos, como os dos cotovelos, joelhos e quadris. Infelizmente, nem sempre a proteção é eficaz. Os ossos atingem os tendões, os ferem ou os desgastam e aparece a inflamação.
A bursite é comum em especial nos ombros. Manifesta-se em homens e mulheres. Pode ocorrer a qualquer momento da vida. Algumas das causas são: esforços e/ou movimentos repetitivos tanto ao trabalhar ao computador ou dirigir veículos quanto ao praticar atividades físicas; falta de alongamento no dia a dia e também antes de realizar atividades físicas; apoio de articulações por tempo demasiado em uma superfície lisa e dura, como a mesa; traumas por acidentes; lesões de tendões e/ou de ligamentos; má postura corporal; e doenças como artrose e outros reumatismos.
O sintoma inicial é dor quando a pessoa movimenta a articulação. Pode haver ainda aumento do volume e da temperatura na articulação, além de vermelhidão. Nas situações em que já aumentou muito o líquido sinovial, o paciente tem dor mesmo em repouso, o que indica um processo inflamatório intenso. Os movimentos articulares ficam limitados. Quando o atrito dos ossos com os tendões dos ombros, por exemplo, persiste por anos seguidos, os tendões podem se romper, o que leva à perda da força e limita o movimento do braço correspondente. Com isso, as pessoas comuns às vezes são obrigadas a se afastar do trabalho e os atletas, a interromper suas atividades.
O ideal é evitar a bursite. Para isso, não fique por muito tempo com as articulações apoiadas ou pressionadas a superfícies duras. Faça atividades físicas regularmente. Não exagere nos exercícios. Faça alongamento e aquecimento antes deles. Incômodos discretos casuais são normais, por exemplo, após atividades físicas. Geralmente se resolvem com a aplicação de uma bolsa de gelo no local. Se não melhoram ou até mesmo se agravam, consulte um ortopedista.
O diagnóstico inicial é clínico. O médico conversa com o paciente, examina-o até sentindo a temperatura da articulação e a movimenta para ver se há alguma restrição. Em caso de dúvida, pode comprovar a doença com radiografia, ultrassom ou ressonância magnética. Os exames servem também para saber a extensão da bursite e se há doenças associadas.
Os casos mais simples de início são tratados com aplicação de gelo. Também se deve deixar a articulação acometida em repouso durante o tratamento. Combate-se a inflamação com anti-inflamatórios. Nas situações mais graves, além de tudo isso, usa-se fisioterapia para diminuir a inflamação e alongar a musculatura e os tendões. Recorrese à cirurgia nos casos em que a doença retorna de tempos em tempos ou se torna crônica. Consiste em retirar a bursa doente. Em geral, ela se forma novamente. E sem a inflamação.

Fonte: Revista Caras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo ou Não Concordo?