quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Abdias do Nascimento é homenageado pelo Dia da Consciência Negra no Centro de Cultura

Link permanente da imagem incorporada

A oitava noite do projeto Oficinas Literárias e Sarau de Poesia do Centro de Cultura da Câmara, na segunda-feira (11), foi marcada pelo brilho da cultura afrodescendente e foi marcada por homenagens de vários artistas ao Dia da Consciência Negra, com o tema ‘A contemporaneidade da cultura negra na cidade do Salvador, Brasil e no Mundo’.

O político e ativista social negro Abdias do Nascimento foi o tema central da noite de comemorações. “Abdias teve e sempre terá papel fundamental na luta pela inserção da cultura negra na sociedade brasileira. Ele traduz, de forma singular, a ideologia de um povo que muito já sofreu e que até hoje tenta se inserir na sociedade de forma igualitária. Abdias do Nascimento foi um dos maiores porta-vozes do negro no Brasil”, disse o gestor do Centro de Cultura da Câmara, vereador Odiosvaldo Vigas (PDT).

Evento teve início com exibição de um vídeo composto por obras de diversos poetas negros da Bahia e do Brasil, a exemplo de Adão Ventura, João Cruz e Souza e Carolina Maria de Jesus. A noite foi abrilhantada ainda com o lançamento do livro ‘Pecado’, da escritora baiana Nádia Cerqueira.

Comemorações seguiram com sessão de citação de obras dos homenageados por diversos poetas baianos, tais como Ivan de Almeida, Rafael Pulga, Isaías, Nainara Tavares e Thiago Ribeiro.

“Mais uma noite bonita com brilho da nossa cultura. E hoje um dia especial, pois estamos prestando homenagem ao povo negro da Bahia, do Brasil e do Mundo. O Dia da Consciência Negra deve ser realmente um dia de reflexão, um dia de pararmos para perceber o valor da luta incessante de um povo que busca seu espaço digno na sociedade”, disse o coordenador do Sarau, o poeta Edgar Velame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo ou Não Concordo?