quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Poetas destacam inserção da poesia na cultura popular de Salvador

 A terceira noite do Sarau de Poesia do Centro Cultural da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (20), teve programação focada em homenagear Fernando Pessoa e reuniu poetas dos quatro cantos da Bahia no foyer do centro.

 Idealizado pelo vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), o projeto tem como objetivo homenagear grandes nomes da literatura e da poesia baiana e brasileira e ao mesmo dar espaço a artistas locais que por falta de investimento do poder público, segundo o vereador, não têm oportunidade de mostrar a qualidade do seu trabalho.

 “O poder público tem que dar voz e vez a essa grandes artistas que não têm como mostrar seu talento. A Prefeitura poderia promover apresentações nas estações de transbordo de Salvador, por exemplo”, disse Odiosvaldo.

“A Câmara está fazendo seu papel ao abrir espaço para grandes apresentações culturais abertas ao público e sem nenhum custo para os cidadãos. E ao mesmo tempo estamos promovendo a cultura da nossa cidade e do nosso estado para o mundo, pois o Centro de Cultura da Câmara está aqui na Praça Municipal e ao lado de um dos maiores cartões-postais de Salvador, o Pelourinho”, afirmou o vereador.

Coordenador do Sarau, o poeta soteropolitano Edgar Velame falou da importância do evento com inserção no contexto da sociedade atual, segundo ele expressa nas manifestações populares que tomaram as ruas do Brasil em junho último.

Velame também agradeceu ao vereador Odiosvaldo Vigas pela iniciativa. “É um projeto muito importante para nós artistas e também para a população carente de nossa cidade. Aqui podemos mostrar a poesia baiana. Agradeço mais uma vez ao vereador Odiosvaldo por esta iniciativa, pois este evento nos dá voz”.

Mais conhecido como Poeta das Flores, Wagner Américo, de 89 anos, contava com felicidade sua experiência de compor mais de 200 poesias ao longo de mais de 60 anos de dedicação. Ele também elogiou a qualidade do evento

 “É muito importante ouvir a voz das ruas e a poesia está inserida ali, nas ruas, nos jovens, nas crianças, nas pessoas de mais idades e em todo o mundo, em todos os momentos. A poesia só não é ouvida e não é sentida por quem não tem coração”.

“Isso aqui é muito importante e de grande necessidade para a população. A cultura popular está correndo risco de morte. A vida da cultura do povo está ameaçada. Hoje temos uma sociedade na qual a cultura está sendo apadrinhada. É preciso entender que a poesia tem muita influência na formação de opinião das pessoas e iniciativas como esta fazem a diferença”.

Natural de Maragogipe e radicado em Salvador, o professor de literatura e poeta Crispim Quirino também viu o evento como vetor de desenvolvimento cultural. “Reforço a necessidade e a importância de se promover uma política de cultura na cidade de Salvador”.

O próximo encontro do Sarau de Poesia acontecerá no próximo dia 16, às 18h, no foyer do Centro de Cultura da Câmara. O projeto tem cronograma até o próximo mês de novembro sempre na primeira e na terceira segunda-feira do mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo ou Não Concordo?