Obra de Cecília Meireles encanta o Centro de Cultura
A obra de Cecília Meireles marcou a quinta noite do Projeto de Oficinas Literárias e Sarau de Poesia do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador nesta segunda-feira (16). “...Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e que não entenda...”, com este poema o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), gestor do centro e idealizador do projeto, deu início a mais uma edição do projeto.
A poetisa e professora soteropolitana Naynara Tavares fez palestra com a obra e a vida de Cecília Meireles no auditório do Centro de Cultura antes de os poetas recitarem suas poesias no foyer do espaço. “Cecília encarou muitos desafios para lutar num universo no qual a mulher tanto sofreu e sofre resistência”, disse a poetisa, que proferiu discurso com tema ‘Cecília Meireles e o universo feminino’.
Naynara Tavares, que se declara “especialista” na poetisa carioca, tem trabalho voltado à poesia desde 1996 e convida a sociedade a sociedade a se interessar por arte, sobretudo as mulheres. “Quero convidar as pessoas a participar mais desse universo e a participação da mulher é de grande importância no mundo intelectual”.
A poetisa baiana falou também da importância do projeto. “É uma grande oportunidade de reunir pessoas sedentas por poesia. É uma forma também de dar espaço a pessoas que vivem poesia, que ganham a vida com sua obra, mas que não têm incentivo nem oportunidade de mostrar seu trabalho”.
Coordenador do Sarau, o poeta Edgar Velame ressaltou a perseverança dos artistas que não têm espaço em Salvador e na Bahia. “Mais uma vez estamos aqui num evento importante como este, um momento importante para a poesia. Falar de poesia na nossa cidade e no nosso estado é falar de luta e de resistência. A poesia existe, resiste e persiste em nossos corações”.
O Sarau de Poesia da Câmara está acontecendo desde o mês de julho último, sempre à primeira e á terceira segunda-feira de cada mês e tem como tema central a comemoração do centenário do poeta, diplomata, jornalista, dramaturgo, cantor e compositor Vinícius de Moraes e já homenageou nomes como Jorge Amado, Fernando Pessoa e Dorival Caymmi.
O próximo encontro acontece no dia 30, às 18h, no foyer do Centro de Cultura da Câmara Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordo ou Não Concordo?