sexta-feira, 4 de novembro de 2011

VEREADOR ODIOSVALDO VIGAS REAFIRMA CAPACIDADE DE SALVADOR PARA ABRIR A COPA DO MUNDO



A decisão da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de escolher o estádio do Itaquerão, em São Paulo, para abrir a Copa do Mundo 2014 não foi bem vista pelo vereador Odiosvaldo Vigas (PDT). Em sua interpretação, a entidade não levou em conta os aspectos históricos e culturais de Salvador quando avaliou a escolha. O vereador destaca a importância do Centro Histórico no cenário turístico nacional.

“A história do Pelourinho se confunde em muito com a história da própria Cidade do Salvador, que Thomé de Souza, o primeiro governador geral do Brasil fundou em 1549. Ele veio com ordens expressas do rei de Portugal para construir a ‘Cidade Fortaleza’, que hoje nós conhecemos como Pelourinho”, lembra o Odiosvaldo.

O vereador afirma ainda que, em se tratando de eventos como a Copa do Mundo de Futebol, a Fifa não deveria deixar predominar os interesses políticos e econômicos do país escolhido, mas seu patrimônio histórico e cultural, tendo em vista que turistas de diversas nações visitam o país que sedia a competição. No caso de Salvador, como ressalta, os visitantes poderiam conhecer um pouco mais da história de lugares como o Pelourinho, por exemplo.

O Centro Histórico de Salvador, como ressalta Odiosvaldo, tem muito mais história do que o mundo conhece. Ele resgata ainda o motivo da escolha do nome Salvador e de o Pelourinho ter sido escolhido como sede do governo instituído por Thomé de Souza. “Salvador foi escolhida como sede do governo por conta da excelente localização geográfica e sua estratégica posição econômica, inclusive com o status de principal porto de carga e descarga de mercadorias de toda a região Nordeste.

Logo que chegou aqui, Thomé de Souza cumpriu as ordens do rei de Portugal e fundou a cidade cujo nome homenageia Jesus Cristo – O Salvador e o melhor ponto da cidade identificado por Thomé foi exatamente a ‘Cidade Fortaleza’, nosso querido Pelourinho”. Odiosvaldo Vigas avalia que, diante de tantos elementos favoráveis do ponto de vista histórico e cultural, Salvador não poderia deixar de realizar a abertura da Copa 2014.

No entanto, apesar de a capital não ter conseguido a abertura do evento esportivo, o vereador pedetista parabeniza os esforços e o trabalho competente do governador Jaques Wagner (PT), do prefeito João Henrique (PP) e de todos os gestores das esferas estadual e municipal do Poder Executivo no sentido de lutar para Salvador conseguir êxito na Copa. Ele ressalta também o trabalho dos operários que trabalham na construção da Arena Fonte Nova.

“Nosso estádio é um dos mais adiantados do país. Parabéns também aos trabalhadores que estão construindo a nova Fonte Nova. É isso aí. Força, suor e muito trabalho para fazermos bonito na Copa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo ou Não Concordo?