O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) apóia a campanha “Coração na Batida Certa”, cujo objetivo é conscientizar a população acerca dos problemas cardíacos que tanto acometem os brasileiros. O movimento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac).
Apesar de ser de conhecimento científico que as doenças cardiovasculares ocupam um lugar de destaque entre as causas de morte total no país, o Brasil ainda carece de dados seguros sobre as arritmias cardíacas e da morte súbita.
Diante do posto, em 2007 a Sobrac criou o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado anualmente em 12 de Novembro, com a missão de divulgar a necessidade de implantação de medidas imediatas e em longo prazo, assim como orientar a população a respeito dos fatores de riscos quem envolvem as arritmias cardíacas.
A data tem ainda o objetivo de mobilizar ações para a captação de dados estatísticos/epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país.
Assim, o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita se concentra em três frentes. Do ponto de vista social, o objetivo é conscientizar a população da existência, relevância e modo de prevenir os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e da morte súbita.
Outro ponto da campanha é o da educação. Nesse âmbito, os profissionais procuram disseminar e implementar diretrizes e guias práticos de prevenção de arritmias cardíacas e da morte súbita.
A etapa prática da campanha visa criar recursos para aquisição, doação e instalação de equipamentos de desfibrilação externa automática (DEA) em logradouros públicos, aeroportos, academias, clubes, praças esportivas e estádios de futebol e em shopping centers, através dos Centros de Referência Médica presentes nas principais cidades do Brasil.
Com informações do site da Sobrac.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordo ou Não Concordo?