sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Odiosvaldo sensibiliza Secretaria do Turismo para requalificação do Mercado das 7 Portas


O secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, se comprometeu a levar à Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) e ao gabinete do governador Jaques Wagner (PT) a proposta de requalificação do Mercado das 7 Portas. Apresentada pela Associação dos Feirantes das 7 Portas, no último dia 30, a proposta tem o apoio do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), que tem sido o interlocutor entre os comerciantes e o Executivo estadual. Além do referido mercado, a proposta abrange outros centros culturais na área da Baixa dos Sapateiros e do entorno da Fonte Nova.
“Coloquei a necessidade de que fique um legado para Salvador com a oportunidade da Copa do Mundo. O Mercado das 7 Portas existe há mais de 72 anos e está na região da Fonte Nova. O turista pode sair do estádio e ir conhecer o mercado”, afirmou Odiosvaldo. O vereador colocou ainda para o secretário Leonelli e para o chefe de gabinete da Secretaria do Turismo, João Carlos Oliveira, que Salvador tem vários mercados importantes somente na região do Centro Histórico, mas que apenas o Mercado Modelo serve como referência e é cartão postal da cidade. Como exemplo de importantes feiras que já foram centros culturais, o vereador citou os mercados de São Miguel, Santa Bárbara e o próprio Mercado das 7 Portas.
“Esses mercados são pólos de cultura. Neles está a realidade da vida do povo expressa nos produtos comercializados. É necessário que as três esferas de governo (municipal, estadual e federal) se engajem para conseguirmos trazer a execução desse projeto. Temos que inserir esses locais no roteiro turístico do Centro Histórico de Salvador. As principais capitais do Brasil têm mercados municipais que são apresentados ao turista assim que ele chega”, explanou Odiosvaldo Vigas.
O chefe de gabinete da secretaria, João Carlos, que é engenheiro agrônomo, afirmou que o Mercado das 7 Portas pode ser referência no comércio de hortifrutigranjeiros, por exemplo, inclusive com a possibilidade de implantação de um projeto no qual a principal fonte de abastecimento seria produtos feitos pela agricultura familiar. “Esses produtos não têm quase agrotóxico nenhum”, declarou João Carlos.
Ainda sobre a Copa do Mundo, Odiosvaldo sugeriu a instalação de telões para transmissão dos jogos nos futuros centros culturais. O vereador também já se reuniu, há dois meses, com o coordenador do Escritório da Copa da Prefeitura do Salvador, Leonel Leal, para apresentar o projeto. Em breve, a proposta será apresentada por Vigas como projeto de lei na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo ou Não Concordo?