O vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) vem alertando nas sessões plenárias que a Câmara não pode deixar de ter participação na decisão do plano de mobilidade urbana de Salvador. “Não estamos querendo dizer que a escolha do modal não foi certa, não é isso. O que questionamos é o fato de não termos participado de nada. Transporte público dentro de Salvador é competência do Executivo e do Legislativo municipal. O governo do estado e o governo federal têm papel importante, é claro, mas cabe aos vereadores e à Prefeitura planejar a cidade”, disse o vereador, sem esconder a insatisfação de ter ficado de fora do debate.
O acordo firmado entre o governo do estado e a Prefeitura do Salvador, na última segunda-feira (8), escolheu metrô como modal predominante para o transporte público de massa da cidade. De acordo com a proposta, a ligação de Salvador a Lauro de Freitas será feita por metrô ao longo da Avenida Paralela. O Bus Rapid Transit (BRT), apresentado inicialmente pela Prefeitura em 2009, vai ser utilizado como transporte complementar nas vias alimentadoras.
O que os vereadores questionam não é o modal em si. Eles reclamam de não terem participado das discussões para elaboração dos projetos do transporte, cujo objetivo principal é estar funcionando na Copa do Mundo 2014. “Está claro na Lei Orgânica do Município (LOM) que é competência do Poder Executivo e do Legislativo do município o planejamento, a execução das obras e a gestão do transporte público da cidade”, alertou Odiosvaldo.
O presidente da Câmara, vereador Pedro Godinho (PMDB), disse na sessão desta quarta-feira (10) que vai aguardar o resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) realizado pelo Estado para escolher o projeto a ser implantado na cidade para saber que posição tomar. A expectativa é a de que o resultado seja oficializado nesta quinta (11) e Godinho afirmou que vai recorrer à LOM para cobrar que os projetos sejam debatidos pelos vereadores em plenário.
O acordo firmado entre o governo do estado e a Prefeitura do Salvador, na última segunda-feira (8), escolheu metrô como modal predominante para o transporte público de massa da cidade. De acordo com a proposta, a ligação de Salvador a Lauro de Freitas será feita por metrô ao longo da Avenida Paralela. O Bus Rapid Transit (BRT), apresentado inicialmente pela Prefeitura em 2009, vai ser utilizado como transporte complementar nas vias alimentadoras.
O que os vereadores questionam não é o modal em si. Eles reclamam de não terem participado das discussões para elaboração dos projetos do transporte, cujo objetivo principal é estar funcionando na Copa do Mundo 2014. “Está claro na Lei Orgânica do Município (LOM) que é competência do Poder Executivo e do Legislativo do município o planejamento, a execução das obras e a gestão do transporte público da cidade”, alertou Odiosvaldo.
O presidente da Câmara, vereador Pedro Godinho (PMDB), disse na sessão desta quarta-feira (10) que vai aguardar o resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) realizado pelo Estado para escolher o projeto a ser implantado na cidade para saber que posição tomar. A expectativa é a de que o resultado seja oficializado nesta quinta (11) e Godinho afirmou que vai recorrer à LOM para cobrar que os projetos sejam debatidos pelos vereadores em plenário.
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