O presidente de honra da Federação de Capoeira da Bahia (Fecaba), vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) manifestou preocupação com decreto da Prefeitura de Boa Nova/BA que proíbe a prática da capoeira em locais públicos sem autorização prévia do governo municipal.
Odiosvaldo coloca a Fecaba à disposição da Associação de Capoeira Netos do Mestre Canjiquinha, presidida pelo mestre Amado Silva, para se engajar na luta pela liberdade da expressão do esporte em Boa Nova.
“Atitude da prefeitura local é um absurdo porque suprime a exposição do legado histórico e cultural que a capoeira representa para o país. O esporte (que também é considerado dança) é tombado como patrimônio histórico e imaterial do Brasil. Lembro bem das palavras do nosso grande Gilberto Gil enquanto ministro da Cultura: ‘Capoeira é atitude brasileira que reconhece uma história escrita pelo corpo, pelo ritmo e pela imensa natureza libertária do homem frente à intolerância’”.
O presidente da Fecaba, mestre Geni, e todos os outros mestres da federação também se manifestam contra o decreto da Prefeitura de Boa Nova.
“Esta capoeira junto com o samba representa a marca da identidade cultural da vasta nação brasileira. É lamentável a atitude do prefeito de Boa Nova e a Fecaba tomará as devidas providências jurídicas constitucionais contra o decreto”, promete o vereador Odiosvaldo Vigas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordo ou Não Concordo?