Em repúdio ao ataque preconceituoso contra os nordestinos, exposto pela estudante de direito Mayara Petruso no twitter, a Comissão de Reparação da Câmara de Salvador apresentou uma Moção de Repúdio ao comportamento xenofóbico e racista contra os nordestinos.
Para a Comissão - presidida pelo vereador Odiosvaldo Vigas – a frase: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”, desencadeou uma série de comentários preconceituosos nas mídias eletrônicas.
Confira na íntegra a Moção de Repúdio:
Moção Nº 02024/10
A Comissão de Reparação da Câmara de Vereadores de Salvador declara sua Moção de Repúdio ao comportamento Xenofóbico e racista contra os nordestinos, veiculado na internet, após a vitória da Presidente Dilma Roussef. Em especial, repudiamos o comentário preconceituoso da estudante de direito que escreveu o seguinte discurso preconceituoso: “‘Nordestino’ não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. A sua ação, ainda que não tenha sido a única, foi a que desencadeou a onda de comentários racistas, segundo a OAB de Pernambuco, a qual acionou criminalmente a mesma.
É importante destacar que o povo do nordeste foi o motor do desenvolvimento que possibilitou São Paulo ser o Centro Econômico e Financeiro que é hoje. Assim, o povo nordestino nada tem a dever aos paulistas, uma vez que São Paulo não seria o que é sem a exploração de uma farta e produtiva mão-de-obra dos nordestinos. Este povo trabalhador que, durante os ciclos desenvolvimentistas, primeiro com Getúlio Vargas, depois com Juscelino Kubitschek, e em seguida no período da Ditadura Militar, foram para este Estado, em larga escala, trabalhar na busca de melhorias de vida.
Por sua vez é repugnante, em pleno século XXI, vermos proliferar essas ideologias de superioridade racial do século XIX. Isto mostra que não obstante tenhamos uma democracia consolidada, as instituições democráticas devem estar vigilantes para combater essas ideologias fascistas onde quer que se desenvolvam. Assim, esta comissão imbuída de sua missão democrática e republicana repudia este fato repugnante e estarrecedor de xenofobia e racismo contra o nosso povo cidadão brasileiro.
Dê-se ciência da presenta Moção de Repúdio à Presidência da Câmara Municipal de São Paulo na pessoa de Exmo. Sr. Antônio Carlos Rodrigues.
Presidente: Odiosvaldo Vigas
Vice-Presidente: Gilmar Santiago
Vereador: Antônio Líbano-Alenão
Vereador: Carlos Muniz
Vereador: Léo Kret do Brasil
Vereador: Dr. Giovanni Nascimento
Vereador: Sandoval Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordo ou Não Concordo?