Com a chegada do verão, várias doenças mais comuns na estação se proliferam e devemos dobrar atenção conosco e com nossos familiares. Preocupado com a incidência dessas enfermidades, o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), que também é medico, dá dicas de prevenção e de tratamento. Confira.
01. Mergulhar pode ser fatal
Evite mergulhar em rios, piscinas e praias se você não conhece o local e sua profundidade. Esse ato pode lhe causar acidentes como paralisia, paraplegia, tetraplegia e até a morte. Proteja-se!
Como proteger-se na ação do mergulho
I – Antes de mergulhar, faça um reconhecimento da área a ser mergulhada
II – Procure mergulhar sempre de pé
III – Mudanças de maré modificam os bancos de areia
02. Hepatites C e B
Estima-se que no mundo 750 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus das Hepatites C e B. No Brasil a estimativa é de que entre 2% a 4% da população esteja infectada. Levantamento feito indica que 1,2% da população de Salvador está contaminada. Calcula-se que mais de 90% dos casos ainda não estejam detectados. A Hepatite B é transmitida através da relação sexual. Estudos não comprovam o mesmo risco para a Hepatite C.
03. Biosegurança
I – Tome precauções com o sangue de indivíduos infectados
II – Não use seringas e agulhas sem serem descartáveis
III – Lembre-se, não existe vacina contra a Hepatite C
IV – Use sempre preservativo (camisinha) ao manter relações sexuais
V – Use material descartável (lixa de unhas, alicates, tesouras etc.)
04. AIDS
Quem pode pegar AIDS?
I – Quem tem relações sexuais sem camisinha
II – Quem tem parceiro que mantém relações sexuais com outras pessoas sem camisinha
III – Pessoas que usam drogas injetáveis e compartilham seringas
IV – Pessoas que tem parceiros que usam drogas injetáveis e compartilham seringas
V – Pessoas que recebem transfusão de sangue não testado
VI – Qualquer um. Casados, solteiros, jovens, adultos, ricos e pobres podem contrair DSTs
VII – O HIV (vírus da AIDS) pode ser transmitido pela falta de cuidados, tais como não usar camisinha. Ciente disso, você pode conviver com uma pessoa portadora do HIV. Pode beijar, abraçar, dar carinho e compartilhar do mesmo espaço físico sem ter medo de contrair o vírus. Quanto mais respeito e carinho você der a quem vive com HIV/AIDS, melhor será a resposta ao tratamento, porque o convívio social é muito importante para o aumento da auto-estima das pessoas e, conseqüentemente, faz com que elas cuidem melhor da saúde.
05. Dengue
Evite-a tomando cuidados contra água parada (vasos com plantas aquáticas, pneus velhos, caixa de água sem tampa, garrafas vazias etc.). Com estas ações você evitara a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
06. Micose
Micose é o nome dado a doenças causadas por fungos. Existem mais de 230 mil tipos de fungos, mas apenas 100 causam micose.
Cuidados: seque bem os pés após o banho; prefira meias de algodão, trocando-as diariamente; evite sapatos fechados e andar descalço em pisos úmidos ou públicos.
07. Câncer de Pele
A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra principalmente nos raios solares, no horário compreendido entre as 10h e as 16h. Câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. O mais perigoso é o melanoma.
08. Insolação
Você pode evitar essa doença evitando o sol no período das 10h às 16h. Use chapéu e protetor solar.
09. Desidratação
Livre-se dela tomando muito líquido, usando roupas leves e evitando exposição ao sol nos horários citados.
10. Meningite
É uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus ou bactéria. A transmissão é feita pelo contato direto com secreções da garganta ou do nariz de pessoas portadoras ou convalescentes.
Sintomas: geralmente, aparecem fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez na nuca, confusão mental etc.
E lembre-se: procure imediatamente serviços médicos.
Neste verão não se esqueça: praia limpa é sinal de consciência e de educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordo ou Não Concordo?