quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CONSTRUÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR

Como espaço democrático da cidadania, a futura mesa diretora da Câmara Municipal de Salvador terá um grande desafio no biênio 2011/2012 para garantir a participação popular nas discussões e interesses da cidade, assim como a governabilidade, diante do conjunto de alianças partidárias. Será necessário, que a câmara seja parceira do executivo - sem ser submissa - para concretizar os principais compromisso e interesses assumidos com a cidade, e que os vereadores, também representam das diversas correntes políticas/ideológicas deverão e procurarão viabilizar os seus projetos.


O futuro Presidente da Câmara deverá conceber um papel democrático, aglutinado e de liderança, sem abrir mão da firmeza na condução dos trabalhos legislativos, respeitando os princípios do Regimento Interno e da Lei Organiza do Município.

Acredito que as candidaturas postas dos vereadores Pedro Godinho, Henrique Carballal, Téo Senna deverão estar fundamentadas em princípios democráticos, na transparência e seriedade, na grande ligação com a comunidade, para que esta casa do Legislativo cumpra o seu papel constitucional e seja capaz de apontar direções a serem debatidas com a mesma, que devem corresponder às expectativas dos vereadores e, sobretudo da população soteropolitana, que cada vez mais, busca o aperfeiçoamento dos serviços públicos prestados em nosso município. A mesa diretora deve propor que a cidadania e democracia sejam prioridades, assim como o resgate do civismo juntamente com a nossa história e cultura. Parece-me, que a candidatura do vereador Pedro Godinho passa a ser consenso neste momento, porém deverá haver um maior diálogo e transparência com as bancadas partidárias para composição na estrutura organizacional da mesa diretora.

Dando ênfase, para que a cidadania seja cada vez mais conquistada e que a Câmara seja o verdadeiro espaço democrático da cidade do Salvador. É bom lembrar, que alguns projetos de gestões anteriores podem ser aprimorados ou outros implantados pela futura mesa diretora, como a TV Câmara, que poderá exibir um programa para prestação de contas do município e outro programa semanal para as comissões existentes, a Proposta de a Câmara Municipal ir as comunidades em parceria com as SIGMAS (AR) e a implantação permanente de um núcleo da câmara nas SIGMAS, a retomada da obra de restauração de espaços físicos e históricos da Câmara para visitação pública, a valorização do servidor, que as comissões existentes tenham dotação orçamentária/financeira especifica, otimização do Centro Cultural com apoio a cultura da cidade.

Espero que com o consenso em torno do nome do vereador Pedro Godinho, o mesmo, sabiamente saberá conduzir da melhor forma possível, afim de que a composição da mesa diretora espelhe as angustias e os interesses da cidade do Salvador, e principalmente que a Casa Legislativa caminhe com independência, sem submissão e omissão ao Poder Executivo.



Odiosvaldo Vigas
Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo ou Não Concordo?