terça-feira, 31 de agosto de 2010

Capoeiristas apóiam candidatura de Odiosvaldo Vigas


No último sábado, Odiosvaldo Vigas – candidato a deputado estadual – se reuniu com mestres de capoeira de Salvador e Recôncavo num café da manhã realizado no Hotel Bahia do Sol, no corredor da Vitória. O evento teve como objetivo oficializar o apoio dos mestres de capoeira a candidatura de Odiosvaldo a uma vaga na Assembléia Legislativa da Bahia.


No encontro, os mestres de capoeira solicitaram melhorias para o esporte/ arte. Segundo Hélio Campos – Mestre Charéu – a capoeira faz parte das raízes brasileiras e precisa de uma maior atenção, “A profissionalização do mestre de capoeira seria um avanço enorme para nós, que vivemos disso. É muito mais do que uma carteira assinada, é respeito com a cultura negra”.


Em mais de 20 anos de capoeira, Mestre Gilton do Alfinete enfatiza que a capoeira deve ser considerada um patrimônio cultural da humanidade. Em seu discurso, argumenta sobre o lado da capoeira, que poucas pessoas conhecem. É a capoeira como dança que ocupa a mente dos jovens livrando-os da marginalidade e das drogas. Gilton ressalta, “Tive alunos que antes de praticar a capoeira eram marginais e aprontavam muito. A capoeira os educou e ensinou como viver em sociedade. Isso tudo é mais do que uma dança, é uma família, uma religião. Com a capoeira forte e ativa poderemos combater a marginalidade que toma conta dos jovens" .

O candidato Odiovaldo Vigas, Mestre Vadinho, afirmou conhecer as necessidades da categoria e prometeu continuar trabalhando em prol da capoeira, quando eleito deputado estadual.

O encontro contou com a presença dos mestres Raimundo Dias, Dnei, Angola, Jacó, Balbino, Peixe, Pesado, Gajé, George Dragão, Gildo do Alfinete, Louro, Az de Branco, Marco da Regional, Toby e Café, além dos contramestres Paulo Largatixa e o Vovó.


Como Presidente da Federação Baiana de Capoeira, Odiosvaldo Vigas:

- Diplomou os mestres mais antigos com o diploma de Notório Saber em Capoeira;
- Lutou pela inserção da disciplina de Capoeira nas escolas públicas;
- Busca recursos para a criação da Universidade Mundial Aberta de Capoeira (UMA), escola em tempo integral voltada para os estudos da dança, aulas de apresentação pessoal, história da capoeira, defesa pessoal, religião, gingado, dentre outra atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo ou Não Concordo?