terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sessão especial reúne mestres de Capoeira

Grandes Mestres de Capoeira que estavam presentes na sessão especial convocada pelo vereador Odiosvaldo Vigas na segunda, 23, apoiaram o projeto da UMA, que foi apresentado pelo Mestre de Capoeira Máximo, que propõe a criação de um centro de estudos da cultura da capoeira em Itapoã. Um dos mestres mais influentes na Região do bairro Aquidabã e Jaqueira do Carneiro, Mestre Zé do Lenço, diz estar muito confiante na UMA e na profissionalização do capoeirista. “Eu já ensino há 44 anos, tenho um trabalho no Retiro que atende a mais de 70 crianças e ainda tenho esperanças de me aposentar como Professor de Capoeira”.

Já o mestre Caboclo, que faz um trabalho comunitário na Região da Ilha de Itaparica e na região da Rocinha, no Pelourinho, tem 40 anos como professor e indica a prática como um dos principais fatores da fuga da marginalidade, “Jovens, sem emprego e sem estudos caem no mundo do crime, se eles tiverem algo com o que se ocupar dificilmente irão cair na malandragem” afima ele. No projeto da UMA, defendido pelo Vereador Odiosvaldo, prevê que sejam ministradas aulas de Arte, Ética, gingado, sociologia, emboscada, defesa pessoal, cultura baiana, exibições públicas, comportamento em público e História que ajudarão aos alunos a se comportarem e conhecer um pouco da cultura da capoeira.

Um dos presentes na sessão, o Mestre Gení, que ensina para quase 700 crianças nas Regiões de Barra do Jacuípe e Rio Real, conta que no início quando conheceu um de seus melhores discípulos, instrutor Alisson, ele era envolvido com o tráfico e com o crime. Depois que começou a lutar capoeira, Alysson conseguiu um novo rumo e hoje é um dos exemplos de Mestre Geni. Hoje ele dá aulas em Madri, Espanha, e manda dinheiro todo o mês para a sua família. “Ele conseguiu mudar o seu destino com a capoeira e sustenta toda a sua família, se ficasse no mundo do crime só Deus sabe onde ele estaria agora” diz ele.

Ao final da sessão especial, todos os mestres se cumprimentaram e tiraram fotos ao lado do Vereador. Foram selados votos de confiança e apoio entre todos eles. O ilustre Mestre Tonho matéria Fez questão de afirmar o seu apoio ao parlamentar, e se propôs a incentivar o projeto UMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo ou Não Concordo?