O vereador Odiosvaldo Vigas participou de uma sessão especial na segunda feira, 23, no centro cultural da câmara municipal. O evento que contou com grandes mestres de capoeira da região, teve como objetivo apresentar o projeto UMA, Universidade Mundial Aberta da Capoeira, de autoria do Professor José Augusto Guimarães da FACCEBA e do próprio parlamentar, na ocasião Presidente da Federação Baiana de Capoeira, com a colaboração do Mestre Máximo e outros capoeiristas que enriqueceram a proposta,que prevê a criação de um centro de educação e especialização dos capoeristas com disciplinas educativas e práticas sobre a dança, valores sociais e conduta em sociedade.
Tonho Matéria foi um dos mestres que marcaram presença, resaltando o valor do projeto e a importância da capoeira para a Bahia. “A criação da UMA, irá ajudar a qualificar os capoeiristas e nivelar a ponto de valorizar a nossa cultura” afirma ele. O projeto UMA consiste na criação de um centro de atividades e estudos para preparar o capoeirista para a profissão. Terá disciplinas básicas como; Arte, Ética, gingado, sociologia, emboscada, defesa pessoal, cultura baiana, exibições públicas, comportamento em público e História.
A sessão começou às 16 horas. Sentaram-se a mesa os mestres Geni, Zé do Lenço, Tonho Matéria, Mestre Gajé, Mestre Zambi, Mestre Máximo e o Vereador Odiosvaldo Vigas. Máximo foi o primeiro a discursar, falando sobre o projeto da UMA, benefícios, custos e especificações. Logo após o mestre Gení complementou o seu apoio ao projeto e discursou sobre os diferentes estilos de capoeira que eram utilizados anteriormente; Capoeira de Angola, Capoeira Regional e Capoeira de Rua. Besouro de Mangangá, Pastinha e outros Grandes mestres foram o tema das palavras do Mestre Gajé.
Estiveram presentes também, Mestre Caboclo, Mestre Timbó, Mestre Ronaldo da Penha, Mestre Zambi e outros. O vereador Odiosvaldo Vigas concedeu o Diploma de Notório Saber em Capoeira á todos os grandes mestres presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Concordo ou Não Concordo?