quarta-feira, 22 de maio de 2013

Uso de Benzetacil na gravidez auxilia na prevenção da Sífilis Congênita


O Cremeb vem a público reforçar a informação de que o uso da Penicilina Benzatina (Benzetacil) em gestantes é fundamental na prevenção da Sífilis Congênita. O vice-corregedor, Cons. José Augusto da Costa, e a 2ª secretária, Consa. Hermila Guedes, que participam ativamente das iniciativas de combate à Sífilis na Bahia, esclarecem, mais uma vez, que a leitura da portaria do Ministério da Saúde nº 156/2006, que já foi revogada pela portaria nº 3.161/2011, estava equivocada.

A portaria citada, que foi revogada em 2011, preconiza a necessidade de equipamento de suporte avançado de vida para aplicar a Benzetacil, justificando com o risco de reação anafilática. Mas como é do conhecimento de quem atua na área, a quantidade de reações registradas é mínima e sanável com o uso de adrenalina subcutânea. "A penicilina é a droga de primeira escolha para o tratamento da sífilis na gravidez. O tratamento é seguro, fácil e pouco dispendioso", pontuam o Cons. José Augusto e a Consa. Hermila Guedes em artigo sobre o tema.

Em ofício do Cremeb, de outubro de 2011, o Conselho já sinalizava para a gravidade do aumento crescente de sífilis congênita em recém-nascidos e a necessidade de se existir uma ação do Estado para corrigir as distorções que a portaria do Ministério da Saúde veio trazer para a assistência pré-natal e neonatal (materno infantil).

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren) possui posição semelhante ao Cremeb e defende que o profissional de enfermagem está amparado por normativas legais (portaria do M.S. nº 3.161) para administrar a penicilina nas unidades básicas de saúde no âmbito do SUS. O Cremeb tem participado das iniciativas de combate à Sífilis na Bahia, atuando em oficinas para capacitação e abordagem ética para o tratamento, no intuito de contribuir com a promoção do diagnóstico precoce da Sífilis, especialmente da forma gestacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concordo ou Não Concordo?